" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ANALISANDO A QUALIDADE DA ÁGUA: UMA ABORDAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS

O ensino da Ecologia, considerando-se todos os níveis de formação, deve abranger não só o conhecimento sobre a dinâmica das intricadas relações entre seres vivos e ambientes, mas também a formação de valores humanos que irão nortear nossa conduta, nosso pensamento e, portanto, nossas decisões sobre a utilização e a conservação dos recursos naturais. A falta de condições sanitárias e o cuidado com as águas têm sido cada vez mais discutidos pela população. A Organização Mundial de Saúde define o tripé do saneamento como água, esgoto e resíduos sólidos e define saneamento como o controle de todos os fatores de meio físico do homem, que podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem estar. 
 Para detecção da qualidade das aguas dos rios e de abastecimento público de Londrina foi realizado uma oficina na qual os alunos coletaram amostras de água e realizaram contagem de coliformes totais e fecais através da técnica do Colilert (SOVEREIGN – USA), aprovado pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (AMERICAN PUBLIC ASSOCIATION, 2005). em cartela. 
As classes de microrganismos foram isolados e visualizados ao microscópio pelos alunos, foram discutidos numa abordagem histórica aspectos da defesa da água limpa e disponível face aos interesses do capitalismo nas águas . Ao final os alunos compararam os resultados com as Resoluções Brasileiras do MS nº 2419/2011 e da CONAMA nº357/2005, que definem os parâmetros de microrganismos em água, para elaborar um relatório sobre as condições da água para consumo e águas ambientais e tomar uma decisão coletiva sobre qual a melhor ação a ser feita dentro da comunidade.


Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Bruna M. S. Seco
Tiago Reale
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANA 24 E 25 DE AGOSTO DE 2012

LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS. E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

O uso de ervas por tribos e em rituais religiosos é descrito na literatura desde os primórdios da humanidade. Assim como os andinos mascavam folhas de coca e os sumérios faziam uso do ópio em seus rituais, a maconha também tinha sua utilização tanto na construção das velas e das cordas das caravelas, como na medicina e na religião. 
No inicio do século XX, inicia-se uma política de proibição das drogas, encabeçada pelos Estados Unidos, e que segue até os dias de hoje, na qual a maconha é considerada uma droga de uso ilegal no Brasil e em quase todo o mundo. Sua proibição abrange desde o uso recreativo até os produtos produzidos a base da planta. O fato de ser uma droga ilícita torna qualquer assunto a seu respeito um tabu e assim não entra nas discussões escolares.
O trabalho foi feito com um grupo de 40 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi, durante a Semana de Humanidades que acontece anualmente no colégio e em um encontro posterior.


Trabalho Apresentado pelas Bolsistas:
Wellisson Raphael M. Toledo
Patricia C. Souza
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANA 24 E 25 DE AGOSTO DE 2012

EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS IDÉIAS MÍTICAS DESAFIAM A  EDUCAÇÃO SEXUAL.

A pesquisa trata-se de um trabalho feito com jovens do ensino médio, abordando questões sobre sexualidade. Nosso trabalho difere na forma como foram abordadas as idéias, tentando de forma objetiva, proporcionar bom entendimento aos alunos sobre o tema. Uma vez que, explicaremos os resultados obtidos no decorrer do trabalho.
Os Mitos são construções dinâmicas, flexíveis e adaptativas, auxiliam na elaboração de novas relações e ações que possibilitem a geração de novos significados e novas idéias. (Paulino, 2010). O homem nasce com estruturas cognitivas que lhe possibilitam construir teorias que mantém estreitas relações com a cultura e o grupo social ao qual o individuo está inserido. 
“O conhecimento cotidiano, do senso comum, amplia-se com a idade. Torna-se mais complexo” (Rodrigo, et al. 1993, p46 apud Paulino,2010)



Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Felipe Junqueira de Assis 
Rafael Gustavo Terra 
Helena Tiemi Suzukawa 
I SEA – SIMPÓSIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ATUALIDADES, PROSPECTIVAS E DESAFIOS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS LONDRINA
Londrina, PR, Brasil – 06 de julho de 2013.


RECONSTRUINDO A HISTORIA DA CIÊNCIA QUEBRANDO MITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DIALÓGICA


Um dos principais problemas da educação na atualidade é favorecer somente a transmissão de conhecimentos, onde apenas se depositam idéias em uma via única: dos educadores, que tudo sabem, para os educandos, objetos pacientes e ouvintes. O resultado é a própria alienação da ignorância, onde os educandos são conduzidos a uma memorização mecânica de conceitos e conteúdos que tendem a petrificar-se, acontece então um aprendizado completamente alheio à experiência existencial, desconectado de sua totalidade, portanto, vazio de significado, esta situação não é diferente em IES que continuam com a formação de educadores com o modelo o “conteudismo”, segundo Ana Quadros (2006). A inserção de recursos didáticos, e outros como  bibliotecas e, principalmente, as tecnologias de comunicação, alunos imersos no contexto atual estão exigindo uma mudança no modelo de formação. 

O Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) é um projeto que permite que os acadêmicos  inseridos no meio educacional realizem diferentes atividades propondo modificar as práticas vistas e criticadas na docência. Os projetos educacionais que inserem os graduandos da licenciatura em escolas como mediadores das práticas pedagógicas contemporâneas, melhoram a formação dos futuros educadores e, nesse processo, refletem nos professores regentes que acabam repensando as próprias práticas, permitindo uma “troca” e  desenvolvimento de ações  muitas vezes que não foram vistas na formação.  Este trabalho retrata parte de uma atividade realizada por discentes em formação para docentes inseridos dentro do PIBID- Biologia, com objetivo de realizar uma atividade sobre a  construção da ciência e os processos científicos; por meio da metodologia  dialógica e participativa onde os alunos se inserem, sendo então um espaço educacional de interações e resgate de conhecimentos prévios, para posteriormente desenvolver  o conhecimento científico.



Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Rafael Gustavo Terra
Kamila C. Bachstein¹
Patricia C. Souza
Paulo H. Y. Kuassaba
Apresentado no  V EREBIO (Encontro Regional de Ensino de Biologia) de 18 a 21 de Setembro de 2011

PIBID UM ESPAÇO DE REFLEXÕES DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, veio ao encontro da formação Inicial para oportunizar melhor formação a docência aos participantes. O subprojeto da biologia começou inicialmente com dez (10) estagiários no ano de 2010 na Universidade Estadual de Londrina; nos novos editais foram ampliadas as vagas e o numero de acadêmicos cresceu para vinte quatro (24) estagiários.. Neste trabalhou objetivou-se verificar se as experiências acadêmicas no PIBID desenvolvida pelos alunos do curso de licenciatura Ciências Biológicas. A educação escolar do Ensino Básico, necessita urgente focar seus objetivos para a construção de um saber autônomo, para que indivíduo se mostre capaz de analisar, criticar e organizar o conhecimento permitindo que este viva e conviva no ambiente com conhecimentos que foram construídos. Neste sentido, os estudantes (indivíduos) poderão transpor o aprendido no cotidiano de suas vidas em diferentes momentos de desafios do contexto ao qual este está  inserido. O contexto atual, onde os problemas político-sociais se aliam à vertiginosa evolução científica e tecnológica, onde a informação parece não ter limites em sua construção, o ser professor implica em muito mais que dominar determinado conteúdo para ensinar (Oliveira, 2006).



Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Anderson  dos Santos de Santana
Apresentado no  V EREBIO (Encontro Regional de Ensino de Biologia) de 18 a 21 de Setembro de 2011

LUDICIDADE E ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

O trabalho foi realizado por Bolsistas PIBID BIOLOGIA UEL do Curso de Ciências Biológicas que atuam no ensino médio em uma escola pública de Londrina, apresentando um jogo sobre ecologia 
que aborda o tema Ciclos Biogeoquímicos, assunto incluso no currículo do Ensino Médio. 
 O objetivo da atividade foi motivar os alunos na aprendizagem de conceitos da Biologia de uma maneira mais interativa para evitar que apenas "memorizem"  nomes, muitas vezes complexos. Por meio do auxilio de imagens e esquemas, orientados pelos bolsistas participantes do PIBID Biologia.




Trabalho Apresentado pelos Bolsistas:
Lara Moura dos Santos
Paula Naomi Matsumoto
Rafael Caetano da Silva 

A POLUIÇÃO É UM DOS GRANDES VILÕES RESPONSÁVEIS PELO ABORTO NATURAL E PELA INFERTILIDADE DE HOMENS


A poluição além de câncer exaustão, problema pulmonares e cardíacos também pode levar a danos genéticos que não permite o desenvolvimento correto do feto, levando em muitos casos ao aborto natural. Muitas pesquisas também demonstraram que a utilização de agrotóxicos também podem levar a má formação do feto além do aborto também.  Além disso a poluição também vem sendo responsável pela infertilidade de homens e mulheres.

Trabalho Apresentado pela Bolsista:
Lara Moura dos Santos

PALUDÁRIO E AQUATERRÁRIO!


PALUDÁRIO
O paludário é um viveiro que incorpora tanto elementos terrestres como aquáticos. Paludaria (ou paludariums) consistem geralmente de um recipiente fechado em que os organismos específicos para o bioma que está sendo simulado são mantidos. Deve ser fechado porque em alguns casos a temperatura interna da caixa de vidro é controlada, e em alguns casos de cultivos de plantas específicas, se faz pulverização de água em forma de nuvens, para simular florestas quentes e bem úmidas...

 ... AQUATERRÁRIO: O aquaterrario é um aquário modificado. Ele é bem parecido com o paludário, mas é menos sofisticado.  O aquaterrário é um aquário que não foi cheio até a boca, onde existe uma zona seca e uma zona alagada....




Trabalho Apresentado pelos Bolsistas:
João Daniel
Leandro Rossini
Vinicius Popolin