" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 27 de julho de 2015

RECONSTRUINDO A HISTORIA DA CIÊNCIA QUEBRANDO MITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DIALÓGICA


Um dos principais problemas da educação na atualidade é favorecer somente a transmissão de conhecimentos, onde apenas se depositam idéias em uma via única: dos educadores, que tudo sabem, para os educandos, objetos pacientes e ouvintes. O resultado é a própria alienação da ignorância, onde os educandos são conduzidos a uma memorização mecânica de conceitos e conteúdos que tendem a petrificar-se, acontece então um aprendizado completamente alheio à experiência existencial, desconectado de sua totalidade, portanto, vazio de significado, esta situação não é diferente em IES que continuam com a formação de educadores com o modelo o “conteudismo”, segundo Ana Quadros (2006). A inserção de recursos didáticos, e outros como  bibliotecas e, principalmente, as tecnologias de comunicação, alunos imersos no contexto atual estão exigindo uma mudança no modelo de formação. 

O Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) é um projeto que permite que os acadêmicos  inseridos no meio educacional realizem diferentes atividades propondo modificar as práticas vistas e criticadas na docência. Os projetos educacionais que inserem os graduandos da licenciatura em escolas como mediadores das práticas pedagógicas contemporâneas, melhoram a formação dos futuros educadores e, nesse processo, refletem nos professores regentes que acabam repensando as próprias práticas, permitindo uma “troca” e  desenvolvimento de ações  muitas vezes que não foram vistas na formação.  Este trabalho retrata parte de uma atividade realizada por discentes em formação para docentes inseridos dentro do PIBID- Biologia, com objetivo de realizar uma atividade sobre a  construção da ciência e os processos científicos; por meio da metodologia  dialógica e participativa onde os alunos se inserem, sendo então um espaço educacional de interações e resgate de conhecimentos prévios, para posteriormente desenvolver  o conhecimento científico.



Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Rafael Gustavo Terra
Kamila C. Bachstein¹
Patricia C. Souza
Paulo H. Y. Kuassaba
Apresentado no  V EREBIO (Encontro Regional de Ensino de Biologia) de 18 a 21 de Setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário