" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ANALISANDO A QUALIDADE DA ÁGUA: UMA ABORDAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS

O ensino da Ecologia, considerando-se todos os níveis de formação, deve abranger não só o conhecimento sobre a dinâmica das intricadas relações entre seres vivos e ambientes, mas também a formação de valores humanos que irão nortear nossa conduta, nosso pensamento e, portanto, nossas decisões sobre a utilização e a conservação dos recursos naturais. A falta de condições sanitárias e o cuidado com as águas têm sido cada vez mais discutidos pela população. A Organização Mundial de Saúde define o tripé do saneamento como água, esgoto e resíduos sólidos e define saneamento como o controle de todos os fatores de meio físico do homem, que podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem estar. 
 Para detecção da qualidade das aguas dos rios e de abastecimento público de Londrina foi realizado uma oficina na qual os alunos coletaram amostras de água e realizaram contagem de coliformes totais e fecais através da técnica do Colilert (SOVEREIGN – USA), aprovado pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (AMERICAN PUBLIC ASSOCIATION, 2005). em cartela. 
As classes de microrganismos foram isolados e visualizados ao microscópio pelos alunos, foram discutidos numa abordagem histórica aspectos da defesa da água limpa e disponível face aos interesses do capitalismo nas águas . Ao final os alunos compararam os resultados com as Resoluções Brasileiras do MS nº 2419/2011 e da CONAMA nº357/2005, que definem os parâmetros de microrganismos em água, para elaborar um relatório sobre as condições da água para consumo e águas ambientais e tomar uma decisão coletiva sobre qual a melhor ação a ser feita dentro da comunidade.


Trabalho Apresentado pelo Bolsista:
Bruna M. S. Seco
Tiago Reale
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANA 24 E 25 DE AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário