" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 27 de julho de 2015

PROBLEMATIZANDO A SAÚDE DO TRABALHADOR

No ensino médio técnico, os alunos já se formam preparados para o mercado de trabalho, porém, com pouca ou nenhuma informação a respeito das implicações que esta atividade impõe à sua saúde, dessa forma, ficam muito sujeitos à doenças e acidentes de trabalho.  Muitas vezes não incentivados a procurar a melhor maneira de realizar uma atividade e/ou preocupados apenas com a remuneração final, acabam prejudicando a sua saúde, e podendo ainda ficar impossibilitado de desenvolver sua atividade.

Os perigos variam de acordo com a área em que o individuo irá exercer sua função, neste caso os alunos cursavam o curso técnico de eletrônica e mecatrônica, a área de atuação destes cusros pode variar assim como os perigs e doenças relacionadas. Com base no mercado de trabalho disponível, os riscos que podem ser encontrados por eles são choques elétricos, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Disturbio Osteo-molecular Relacionado ao Trabalho), lesões auditivas devido ao ambiente de trabalho, o qual muitas vezes são fábricas. A saúde deve sempre deve ser zelada, e com base em conhecimentos da biologia a importância do cuidado e as consequências de doenças ou acidentes podem mellhor serem explicados. 




Trabalho Apresentado pelos Bolsistas:
Patricia Cateri Souza
Adriano de Almeida Forigo
Edith Ester Zago de Mello
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANA 24 E 25 DE AGOSTO DE 2012