" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

quarta-feira, 4 de março de 2015

Educação pública no Paraná

     Ocorreu nesta segunda-feira, 2 de março, no colégio Aplicação UEL, situado no centro de Londrina-PR, que atualmente encontra-se fechado por decorrência do estado atual de greve dos professores, o encontro do PIBID. O debate contou com representantes discentes de todos os PIBID/UEL, coordenadores, supervisores, representantes da APP para discutir as medidas prospostas pelo governador, e principalmente, quais seriam as atitudes tomadas para manter as atividades PIBID na Universidade Estadual de Londrina.
     Com a fala inicial, o Professor Carlos Alberto Albertuni, presidente da CAP e coordenador institucional do PIBID-UEL, enfatizou que o PIBID não está em greve, que o projeto não parou suas atividades e ainda sugeriu aos bolsistas do projeto um apoio à greve, participando do cronograma das reuniões, assim seguindo com o compromisso assumido com a CAPES( Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior).
     Prosseguindo o debate, as professoras e supervisoras do curso de música, Luciana e Lúcia, relembraram do passado, a época de discente durante o governo de Alvaro Dias, atual senador do Paraná, e reafirmaram a importância de estarem apoiando a greve.
     Outro tópico a destacar foi caso da ocupação da ALEP (Assembléia legislativa do Paraná) que ocorreu pacificamente, não como a mídia veiculou de maneira errônea. Na 1° ocupação as mulheres dos policiais militares deram apoio a greve, visto que os próprios policiais não podem entrar em estado de greve, e na 2° ocupação estavam na linha de frente. Em nenhum momento agrediram os manifestantes.
É importante ressaltar que a greve não é por aumento salarial, e sim, pelos direitos já conquistados durante 30 anos de luta. Além de não ser uma greve ilegal, como tentaram veicular. Esse ano a greve iniciou-se devido ao ‘’pacotaço’’ proposto pelo atual governador. O ‘’pacotaço’’, é um conjunto de medidas governamentais que visa cortes nos benefícios dos funcionários públicos, alterações nas previdências estaduais, dentre outras medidas. Sem contar as atitudes tomadas referentes a estrutura dos centros de ensino público estadual. Por exemplo, o governo prometeu  manter o atual formato da escola, contudo,  enviou ao núcleo a ordem de reduzir duas turmas de uma das maiores escolas de Londrina, o Colégio Vicente Rijo.
      O comando de greve da UEL teve fala do seu representante Professor Kennedy Piau Ferreira, também coordenador de área do PIBID. Este falou do não pagamento do 1/3 de férias, que por direito constitucional deve ser pago 4 dias antes dos servidores saírem de férias, porém não foi cumprido pelo governo. O descaso desse governo com a educação vai além: há a proposta de implementar o Meta4 – um programa de computador que roda a folha de pagamento e tira auto gestão universitária. Portanto, os professores deflagraram greve após sua 2° assembleia.
  Franco, estudante de Filosofia, pibidiano e representante da frente da greve estudantil, questionou a suposta autonomia universitária dando o exemplo da eleição para reitores que tem que passar por um aval do governador, e que além disso, tem seus salários pagos não pela universidade, mas pelo governo. Destacou que os estudantes apoiam a greve dos professores e servidores, entretanto, a greve estudantil tem pautas próprias como: o restaurante universitário que está em reforma para sua ampliação e corre o risco de voltar as aulas com o funcionamento reduzido ou não funcionar por falta de funcionários; a moradia estudantil que tem 82 vagas em uma universidade com mais de 15 mil estudantes; o transporte que subiu recentemente para 2,95 e corre o risco de um novo aumento; entre outras pautas.

     Após as falas, deu-se início ao debate da educação pública no Paraná e de como podemos ter uma educação pública de qualidade e para todos.

     Segue o link da página do facebook ''UEL Educa na luta''. Nesta página existem todas as ideologias referentes a greve, todas as informações são reais e demonstram a real situação da greve na Universidade estadual de Londrina.

sábado, 13 de setembro de 2014

II SEA: simpósio de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios

Evento realizado no dia 13/09/2014 no Hotel Sumatra e na UTFPR( Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O simpósio foi dividido nestes dois locais, onde as palestras, no período matutino era realizado no Hotel Sumatra e as apresentações de trabalhos, orais ou painéis, no período vespertino, realizado no campus da UTFPR. O PIBID/BIOLOGIA participou do evento, com seus bolsistas, fazendo apresentações de painéis.





quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Contextualização da biodiversidade no ensino médio

Atividade realizada no colégio Attilio Codato, tem o objetivo de mostrar a variedade de organismos e suas adaptações com o meio. A oficina é ministrada quinzenalmente pelos bolsistas, Guilherme Fonseca Reis, Geovane Alves de Souza e Ana Maria Moraes no período de contraturno.


Imagen 1: Bolsista Guilherme mostrando a metodologia da atividade


Imagem 2: Alunos participantes da oficina


Imagem 3: Bolsitas e professora supervisora

 
Imagem 4: Bolsistas Geovane e Guilherme ministrando a atividade

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Experimento publicado na revista científica "Nature Cell Biology" pode ajudar a abrir caminhos para alternativas ao transplante de órgãos.


              Liderada pela professora Clare Blackburn, do centro da medicina regenerativa, na Universidade de Edimburgo,  a pesquisa  que usava células geneticamente reprogramadas obteve resultados inéditos na regeneração e formação do zero de órgãos inviáveis.
              Já existem pacientes com vasos sanguíneos, traqueias e bexigas criados em laboratório. Esses órgãos artificiais são criados a partir de células em uma estrutura temporária que é então implantada. No caso do experimento da professora Clare Blackbum, foram implantadas células modificadas, que iniciaram a formação do órgão.
              A pesquisa se concentrou no Timo  - órgão linfático, responsável pela imunidade através da produção de linfócitos (em especial os do tipo T) e maturação de outros órgãos linfáticos como baço e linfonodos. Ao longo da vida do indivíduo o órgão involui naturalmente, diminuindo de tamanho e sendo substituído por tecido adiposo no idosos, uma das consequências disto é diminuição da imunidade no indivíduo, o que aumenta a vulnerabilidade do indivíduo a organismos causadores de doenças. 
              Para conduzir a pesquisa, os cientistas colheram células de um embrião de camundongo. Essas células foram geneticamente "reprogramadas" e começaram a se transformar em um tipo de célula presente no timo. Os cientistas, então, misturaram essas células com outras e as inseriram dentro de um camundongo. Uma vez dentro da cobaia, começaram a se converter em elementos característicos do timo, esse grupo de células se desenvolveu e formou um timo totalmente funcional.

Células do timo.

              Os pesquisadores afirmaram que foi "tremendamente emocionante" quando a equipe percebeu o que havia descoberto.
"Ficamos todos surpresos ao conseguir gerar um órgão 100% funcional começando com células reprogramadas de uma maneira muito simples. Foi um avanço muito importante. Nossa descoberta também é bastante estimulante em termos de pesquisa relacionada à medicina regenerativa."
              Paolo de Coppi, um dos pioneiros nas terapias regenerativas no Great Ormond Street Hospital, afirmou: "Pesquisas como essas demonstram que a engenharia de órgãos pode, no futuro, substituir os transplantes. A criação de órgãos relativamente simples já foi adotada em um pequeno grupo de pacientes e é possível que, dentro dos próximos cinco anos, órgãos mais complexos possam ser criados usando células especializadas derivadas de células-tronco de uma forma semelhante à descrita na pesquisa".

Vídeo em Inglês da pesquisadora comentado a descoberta
(legendas automáticas do youtube)


Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/cientistas-criam-1o-orgao-artificial-dentro-de-animal.html
http://gizmodo.uol.com.br/orgao-dentro-animal/
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2014/08/cientistas-desenvolvem-do-zero-o-primeiro-orgao-funcional-em-ratos-4582976.html
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_25/Cientistas-britanicos-criam-orgao-do-sistema-imunologico-atraves-da-reprograma-o-do-DNA-4538/

O trabalho pode ser acessado na sua versão original através do link:
http://www.nature.com/ncb/journal/vaop/ncurrent/pdf/ncb3023.pdf

terça-feira, 29 de julho de 2014

"Saberes e Fazeres: DESAFIOS DO PIBID"

... "um livro narrando a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o objetivo de integrar o ensino superior e a educação básica. O livro tem 150 páginas e reúne artigos dos 60 bolsistas do PIBID/Biologia da UEL. O lançamento foi durante o V Encontro de Ciências Biológicas (ECBUEL), que termina neste sábado, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus da UEL.
Organizada pelas professoras Vera Lucia Bahl de Oliveira e Virgínia Andrade, do Departamento de Biologia Geral" ...








Reportagem publicada pela Agência UEL de Noticias 


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Feira das Profissões 2014

Nos dia 29 e 30 de Maio, foi realizado um evento na Universidade Estadual de Londrina, a feira das profissões. O objetivo era apresentar e divulgar 54 cursos de graduação ofertadas pela universidade aos alunos do 3º ano do ensino médio de Londrina e região. O PIBID/BIOLOGIA e Ciências, com participação de BIOMA CONSULTÓRIA, juntamente com alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas, apresentaram e respondiam algumas dúvidas sobre o curso e a profissão.

Imagem 1: Ingrid e Ana Moraes

Imagem 2: Alunos Ingrid e Letícia

Imagem 3: Alunos Andrew, Lara, Hellen, William e Rafael

Imagem 4: PIDIANOS Hellen, Guilherme e Rafael apresentando o curso

Imagem 5 : Alunos procurando ideias do curso

Imagem 6: A procura do curso de Ciências Biológicas foi alta

Imagem 7: PIBIDIANOS Rafael e Felipe

Imagem 8: PIBIDIANA Paula

Imagem 9: Alunos Lara, Hellen, William e João Vitor
Imagem 10: PIBIDIANA Ana Moraes



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projeto ecossistemas:Terrário de plantas carnívoras

Aproveitando o tema que já havia sido abordado ano passado no colégio Vicente Rijo, sobre a construção e caracterização de diferentes aquários que simulavam ecossistemas naturais, esse ano resolvemos trabalhar com terrários.Junto da parceria do especialista em plantas carnívoras Biólogo MSc. Dennis P. Ostrensky-Saridakis e Doutorando em Conservação da Natureza - UFPR Fone: (41) 98772733 e-mail: dpsaridakis@gmail.com. Utilizamos o material disponível no laboratório do colégio, montamos nosso primeiro terrário, com flora restrita a apenas plantas carnívoras, doadas pelo Denis.Dessa forma, podemos trabalhar conteúdos de ecologia e biodiversidade com os alunos, trabalhando com a ideia da montagem de terrários, seu funcionamento, dinâmica e manutenção, e principalmente abordar uma temática de plantas carnívoras, essas plantas tão diferentes e curiosas, que ao mesmo tempo fazem fotossíntese e predam pequenos invertebrados para completar sua dieta.O objetivo do projeto de ecossistemas é construir novos terrários, porém com temáticas diferentes, com uma fauna diversificada.

Alunos organizadores do projeto: João Daniel, Leandro Rossini Dias e Vinicius Popolin. Agradecimentos especiais a professora Geni Zafalon do colégio Vicente Rijo e professora Vera Bahl, Coordenadora do PIBID/BIOLOGIA.



Imagem 1: Foto do terrário concluído;


Imagem 2: Camadas de substrato divididas e bem definidas, cada um com sua função;

Imagem 3: Etapa de construção do terrário;

Imagem 4: Terrário concluído

Imagem 5: Terrário concluído com ênfase na cascata;

Imagem 6: Foto do terrário;

Imagem 7: João Daniel visualizando o terrário concluído;

Imagem 8: Etapa de construção do terrário;

Imagem 9: Terrário completo;

Imagem 10: Materiais utilizados para a produção;

Imagem 11: Material utilizado para construção;

Imagem 12: Cascata desembocando na área alagada,água está turva por causa das pedras, depois a água tornará clara;

Imagem 13: Material utilizado;

Imagem 14: Foco na parte alagada, que abrigará peixes e plantas aquáticas;

Imagem 15: Terrário concluído.




segunda-feira, 21 de abril de 2014

Visita ao IEEL

Dando continuidade com as visitas aos colégios participantes, o PIBID/Biologia visitou a instituição de ensino IEEL. Nós tivemos acesso à infraestrutura, materiais disponíveis, laboratórios e entre outros. Com base no que observamos, podemos identificar quais são os pontos favoráveis, que irão nos beneficiar nas atividades letivas de 2014.
Participantes do PIBID no laboratório de ensino

Prof Vera , Prof Bruno e pibidianos.