" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

domingo, 2 de setembro de 2012

Sinduscon 2012

O Pibid Biologia participou no dia 18 de Setembro do Dia Nacional de Ação Social promovido pelo Sinduscon-PR (Serviço Social do Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado do Paraná). A atividade foi realizada em um bairro carente União da Vitória  do município de Londrina um público de todas as idades.

Temas abordados:

ANIMAIS

1. Diferentes animais vertebrados Taxidermizados (Mamíferos, Aves, Repteis, Peixes) e tema específico "Morcego" para desmistificar ideia de “chupa sangue” "morcego ser das trevas/ do mal". Responsável: Edith, Victor Aranha
Levamos um poster mostrando a origem dos animais taxidemizados porque muitas pessoas ainda pensam que os animais são mortos para este fim, mas todos os animais são provenientes de atropelamento ou foram encontrados mortos previamente. Foram levados exemplares de Leopardus wiiedi (gato-do-mato), Hydrochoerus hydrochaeris (capivara - filhote), Tupinambis sp. (teiu), Euphractus sexcintus (tatu-peba),  Lutreolina crassicaudata (cuica-da-cauda-grossa), Vanellus sp. (quero-quero), Didelphis albiventris (Gambá-de-orelha-branca), Crotalus sp. (cobra-cascavel), Spheniscus magellanicus (pinguim-de-magalhães), Noctilio leporinus (morcego-pescador) entre todos. Todos estes exemplares estão presentes no município de Londrina e região com exceção do pinguim-de-magalhães, porém nem sempre são vistos. O interesse da comunidade foi grande e todas as duvidas passiveis de serem respondidas foram, alguns reconheceram os animais, outros já tinham ouvido falar mas nunca tinham visto. Ossos do crânio e nadadeira de Sotalia sp. (boto-cinza) também estavam expostos.

2. Invertebrados – Marinhos e Terrestres (ouriço, estrelas do mar, moluscos, crustáceos, moluscos, aracnídeos  borboletas, vermes) Responsável: Rafael Barros, Rafael Terra


VEGETAIS
1. Plantas Medicinais – Responsável: Adriano, Renan, Daniele
2. Hidroponia - Responsável: Danilo Parra

CORPO HUMANO

1. Desenvolvimento embrionário (cartazes) e Embriões Vidro, Responsável: Géssica e Débora

2. Orgãos do Corpo Humano – Pulmão normal, Pulmão de fumante, Fígado normal e Fígado de Cirrose).  Responsável: Débora, Paula, Nathaly
Levamos para o local exemplares de pulmão, coração e fígado saudáveis e também exemplos dos mesmos com algum dano, sendo eles pulmão de um fumante, coração chagástico e também um fígado que sofria de cirrose. Utilizando estes exemplos ficou fácil explicar a comunidade como hábitos de fumar e ingerir bebidas alcóolicas prejudicam nosso organismo, levando a grande falências e morte. Muitos identificavam-se e faziam promessas de mudar os hábitos, as crianças costumavam dizer "vou falar pro meu pai parar de fumar" . Acreditamos que atraves da visualização e comparação dos orgãos as pessoas tiveram a oportunidade a visualizar os dados provocados por essas drogas, tendo maior consciência das consequências dos seus atos.

3. Ossos do CH – curtos, longos e chatos. Responsável: Felipe

Apresentamos o esqueleto humano aos participantes alguns tipos de peças de fácil compreensão, tendo ossos longos, curtos, chatos e irregulares. Durante o evento realizamos abordagens com os visitantes respondendo dúvidas e curiosidades, utilizando para isso associação e explicações práticas para um melhor entendimento do sistema esquelético. 


4. Métodos Contraceptivos – Responsável: Tiago e Tatiane

AMBIENTE

1. Terrário – Responsável: Tiago Reale
Observar como a natureza atua é uma experiência fascinante e uma boa maneira de conhecer os hábitos de alguns animais e o desenvolvimentos de plantas, fungos, e outros seres do nosso planeta. Com o terrário você pode observar alguns fenomenos bem interessantes dentro da sua casa!
Para montar seu terrário primeiro você vai precisar de um recepiente, depois você irá preparar o ambiente do seu terrário, para isso você precisará colocar um pouco de pedrinhas no fundo do pote, seguido por um pouco de areia, terra, e por fim um pouco de terra vegetal. Depois de montado, o terrário precisar ser povoado. Para isso você pode ir a um jardim ou um bosque e lá você irá encontrar várias plantas pequenas, musgos em cascas de árvores, pequenas samambais, bem como embaixo de pedras e galhos você irá encontrar diversos animais que você pode colocar no seu terrário. Depois de colocar suas plantas e animais no terrário, regue-o e tampe com um plástico e fita adesiva.
Agora você deve ter um olhar de ciêntista para seu terrário. Repare em fenomenos como o movimento da água. O desenvolvimento das plasntas e musgos que colocou, e o comportamento dos animas que ali estão. De vez em quando lembre-se de abrir a tampa para que se renove o ar dentro do terrário. Deixe-o em um lugar onde pegue luz, mas não Sol direto. Anote suas dúvidas e leve até seu professor para você entender tudo o que está acontecendo!

2. Reciclagem de Papel e Pet – Responsável: Natalia Uemura, Thalita, Renata



Nenhum comentário:

Postar um comentário