" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

I Seminário Estadual PIBID do Paraná

O evento ouviu as vozes de supervisores, coordenadores, professores e alunos sobre as experiências vividas no cotidiano das escolas, as práticas exitosas conquistadas, os materiais produzidos e as pesquisas realizadas. O I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ aconteceu em Ponta Grossa - PR nos dias 24 e 25 de Agosto de 2012. O grupo Pibid Biologia foi representado por 15 bolsistas que apresentaram trabalhos em forma de banner e material didático, participaram de mesas redondas e discussões havendo então troca de experiências e informações com Pibids de outras instituições e áreas.



Trabalhos apresentados:

Analisando a qualidade da água: Uma abordagem para resolução de problemas sociais 
Bruna M. S. Seco e Tiago Reale 

A falta de condições sanitárias e o cuidado com as águas têm sido cada vez mais discutidos pela população. A Organização Mundial de Saúde define o tripé do saneamento como água, esgoto e resíduos sólidos e define saneamento como o controle de todos os fatores de meio físico do homem, que podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem estar. Para detecção da qualidade das aguas dos rios e de abastecimento público de Londrina foi realizado uma oficina na qual os alunos coletaram amostras de água e realizaram contagem de coliformes totais e fecais através da técnica de Colilert em cartela. 



Assim eu me visto... De dentro pra fora 
Paula da Costa Van-dal , Nathaly Desirrê Andreoli Chiari 

Frente à dificuldade de se trabalhar o tema corpo humano, em turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental, de forma lúdica, interessante aos alunos e que possibilitasse a identificação da forma, tamanho e localização dos órgãos e a associação do nome à imagem dos mesmos, elaboramos um modelo utilizando instrumentos de fácil acesso e duradouro. O material didático constitui-se de uma grande camiseta que deve representar o corpo humano composto de seus diferentes órgãos e sistemas, esses confeccionados em EVA e possuindo velcro na sua parte de trás para sua fixação, o que da uma grande flexibilidade ao professor no momento de ensinar sobre o corpo humano, pois as peças podem ser retiradas e colocadas de acordo com a necessidade.

História e filosofia da ciência nas aulas de biologia 
Rafael Gustavo Terra e Edith Ester Z. De Mello 

Intenta-mos mostrar a possibilidade de inserção da História e Filosofia da Ciência como uma método de trabalho na prática escolar, para isso realizamos atividades com turmas do segundo e terceiro anos do ensino médio, de escolas públicas, para que se possa alcançar objetivos essenciais para a formação do sujeito crítico e reflexivo e assim “um fazer humano e portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos. 



Liberação de drogas. E o que eu tenho haver com isso? 
Wellison R.Mistieri Toledo, Paola S. Cesare e Patricia Canteri de Souza 

O fato de ser uma droga ilícita torna qualquer assunto a seu respeito um tabu e assim não entra nas discussões. O objetivo desse trabalho é discutir na oficina com alunos do ensino médio, informar a respeito de pesquisas sobre os efeitos do uso da planta, utilização na medicina, política de drogas e como as drogas estão presentes nos movimentos sociais, instigando o diálogo com e entre os alunos.


O Código Florestal X Responsabilidade Social 
Débora Caroline L. Menezes, Rafael Campos Barros, Rafael Gustavo Terra e Géssica Dutra Gonçalves 

O texto do novo código florestal votado na câmara dos deputados e no senado, suscitou muita polêmica ao seu entorno, não só na mídia como em outras esferas da sociedade, uma vez que muitas autoridades no assunto defenderam a preservação das florestas e de ambientes naturais numa tentativa de protegê-los da exploração e destruição desmedida da fauna e da flora . Objetivamos promover a formação crítica e ética dos jovens, uma vez que compreendemos que, abordar assuntos de interesse coletivo em sala de aula, permite criar condições para que estes desenvolvam as capacidades cognitivas necessárias para entenderem a realidade em que vivem 


Oficina sobre gênero “A princesa que saiu da torre” 
Nathaly Desirrê Andreoli Chiari 

A partir de uma historia de contos de fadas, neste caso, A Bela Adormecida, os referenciais masculinos e femininos serão abordados na forma de uma discussão. Ao final desta, uma dramatização do conto é proposta e os alunos o representarão dando destaque aos papeis genuinamente femininos e masculinos. Meninos, personagens masculinos e meninas, personagens femininos. A segunda parte da oficina inclui uma releitura do conto adaptando os personagens para o contexto atual, uma discussão orientada identifica-se os gêneros na sociedade atual, as mudanças que sofreram e que tipo papéis desempenham na escola, em casa, na comunidade como um todo.



Problematizando a saúde do trabalhador 
Edith Ester Z. Mello, Patricia Canteri de Souza, Adriano de Almeida Forigo 

O ensino médio profissionalizante, ou técnico, como muitas vezes é chamado, prepara o índividuo para o mercado de trabalho, pretendendo o inserir neste o quanto antes. Algumas vezes as implicações das atividade exercidas para a saúde não é abordada dentro destes cursos como um fator importante à qualidade de vida do trabalhador . Focamos em problemas as quais as futuras profissões teriam maior risco, ligando à área da biologia e ciência explicando como cada “acidente” ou situação é provocada em nosso corpo através de elementos da anatomia e fisiologia .

Tabus 
Danilo Bruxellas Parra e Helena P. Viaro

A palavra “tabu” significa algo que não possui definição, nem razão de existir, mas sempre está ligada à proibições, muitas vezes, frutos de medos. Para abordarmos este assunto, foi realizada uma oficina com o objetivo de explicar a relação dos tabus com alguns processos fisiológicos, por meio de uma comparação destes, com os reflexos condicionados. Nesse contexto os tabus seriam reflexos condicionados a estímulos provocadores do medo, e assim foi possível discutir sobre alguns efeitos fisiologicos provocados por essa sensação.



Capa Folder

Verso Folder

Folders distribuidos 


Apresentação de Materiais didáticos:

Foram apresentados materiais didáticos também sendo que um deles foi o CD-ROM "Pra saber um pouco  mais" de apoio ao professor de biologia, onde vários temas foram inseridos com imagens, videos e conteúdos e proposta de atividades práticas e teóricas.
Os temas incluídos foram: Biotecnologia, Segunda Lei de Mendel, Reino Fungi, Ecologia, Educação Ambiental, Genética clássica, Interações inseto-planta, Atividade em viveiro florestal, Reino Vegetal, A celula, Reprodução e sexualidade, Características físicas, químicas e genéticas do sangue.



Mesa Redondas:

A Prof. Dr. Vera Lucia Bahl compôs a mesa redonda com o tema " Indissociabilidade entre ensino, Pesquisa e Extensão" Na foto Prof. Vera Bahl e Marcela Teixeira Godoy (UEPG).




O Seminários PIBID foi muito proveitoso para troca de experiência com outros PIBIDs, além de proporcionar discussões relevantes ao trabalho desenvolvido por alunos bolsistas e e orientadores. Abaixo foto da UEPG (campus central) aonde ocorreu o evento. 


“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”  Paulo Freire









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