" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Que Tal um docinho?!

Formigas do mel em copos de chocolate. Existem algumas formigas conhecidas como “formiga-pote de mel” que vivem em ambientes desérticos. As plantas no deserto apresentam vida efêmera pela escassez de chuvas e as formigas coletam e acumulam o néctar dessas flores para consumir no período em que não chove e portanto não encontram flores para coletar seus açucares.

Algumas operárias são escolhidas como “reservatório” de néctar e são alimentadas por outras formigas esse alimento e acumulado no abdome de forma que inche , até que a formiga não consigam mais se mover. Em alguns casos, podem alcançar o tamanho de uma uva!

Durante os tempos secos, quando o suprimento alimentar do deserto acaba de vez, suas companheiras retornam para a colônia e um simples movimento em suas antenas já é o sinal para que regurgitem o conteúdo armazenado e todo o formigueiro se alimenta com o mel. Essas formigas Melophorus e Camponotus (Formicidae) são consumidas por tribos aborígines que vivem em regiões áridas. Pensa que elas morrem? De jeito nenhum, elas acabam voltando ao corpinho esbelto que tinham antes do processo. Isso que eu chamo de “efeito sanfona”.




Referência:
CRANSTON P.S;GULLANP.J.Os Insetos um Resumo de Entomologia. 3ªed. São Paulo. Editora Roca.2008.p.11.

Matéria por: Renata Mehes

Nenhum comentário:

Postar um comentário