" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grupo 3TA - Oficina 1"Historiando a Biologia e a Construção do Conhecimento Científico"

Oficina n° 1 – Historiando a Biologia e a Construção do Conhecimento Científico 

Professores: Edith Ester, Rafael Terra, Paulo
Colégio Estadual Maria Rosalia Castaldi – Grupo 3°TA (terça-feira)


1. Sub-Tema: História da biologia

2. Modalidade de Ensino: Oficina em forma de circulo de cultura, utilizando-se de elementos mediadores para iniciar e dar base para o diálogo que trará elementos sobre a construção do conhecimento e da ciência desde o inicio da história humana até os dias atuais, e a atual conjuntura da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, com o questionamento “Ciência pra Que? Ciência pra Quem?”.

3. Dados da aula: Mostrar através de episódios históricos o processo gradativo e lento da construção do conhecimento, permitindo que se tenha uma visão mais real e concreta da natureza da ciência, seus métodos e suas limitações. Isso possibilitará a formação de um espírito crítico fazendo que o conhecimento científico seja desmistificado sem ser destituído do seu valor (Martins, 1998).

Quanto grupo pretende-se mostrar a construção do conhecimento que sobre influências históricas e culturais, e o entendimento do homem, animais e plantas como sendo partes do universo de preocupações das sociedades.

4. Duração das atividades: Duas aulas/aprox. 80 min.

5. Conhecimentos prévios dos alunos: Conhecimentos básicos, pois alguns termos biológicos simples serão utilizados (saber o que é zoologia, botânica etc.). Também fará parte da atividade conceitos de Biogênese, os alunos terão de usar lógica e conceitos de organismo e vida.

6. Estratégias e recursos da(s) aula(s):

a) A metodologia principal é a proposta pela educação dialógica na qual não se deve excluir a experiência do educando, pois este tem uma colaboração valorosa para o espaço educacional e realmente participativo. A participação do aluno é fundamental para mostrar que suas idéias são semelhantes a alguma(s) das etapas pelas quais passou a construção de algum conceito ou teoria cientifica.

b) A introdução do diálogo será feita e por meio de uma dinâmica mostraremos que para entender as teorias ciêntificas atuais é importante entender o processo pela qual ela passou para chegar na atual (ex. modelo atômico Bohr x Rutherford) e que com o tempo este modelo pode se alterar.
“História do índio”: O homem foi na floresta e fez amizade com um índio, ele morava em uma grande cidade e decidiu levar o índio para conhecer a sua vida. Quando o índio chegou ele falou que queria tomar banho, e então o homem o direcionou até o banheiro e lhe mostrou o chuveiro. Quando o índio viu a água caindo pela “caixa” ele ficou assutado – Ué! Como que o homem branco colocou o rio ai dentro?! A única referência de água que o índio tinha era o rio, ele não conhecia outro meio de tomar banho. De repente a água da “caixa” começou a esquentar. O índio sem saber – Não acredito! O homem branco colocou o sol dentro da caixa! O homem então foi explicar para o índio o que era aquilo, sobre o processo de encamento de água, tratamento, tirou e abriu o chuveiro para que ele entendesse. O mesmo é com a ciência que muitas vezes temos que entender todo o processo para que assim, a entendamos verdadeiramente.

c) Um vídeo construído pelos professores do PIBID com datas e fatores importantes (em forma de imagens) no decorrer da história da construção da ciência atual. Esse vídeo tem com objetivo mostrar os períodos históricos e suas respectivas ciências e como o pensamento dominante de cada época influencia e influenciou a ciência. Será feito um diálogo após o filme. Inclusive falando sobre a metodologia da ciência na qual para afirmar algo tem que ser provado, e que como visto no filme as idéias e teorias modificaram-se muito até o atual período histórico.

d) Será aplicada uma dinâmica, onde os alunos através de conceitos científicos já conhecidos por eles e de lógica terão de “comprovar” que duas afirmações são equivocadas. A Primeira Afirmação diz respeito à teoria da “Abiogênese” (Ex. mosca nascendo da carne; caruncho nasce do arroz; pedras podem eventualmente virar peixe; quartos escuros com sujeira e grãos podem gerar ratos) e a segunda afirmação, usando lógica e conceitos biológicos os alunos deveram desmentir o mediador que irá afirma que ‘um carro possui vida’.

e) Para finalizar, após a discussão dos conceitos criados pelo alunos terá um momento de reflexão sobre a própria criação da ciência, o tema “Ciência para que? Ciência para quem?” com o objetivo de despertar critica sobre o modo de se fazer ciência, e quem é o publico alvo das novas ciências e tecnologias.

f) Como esta é a primeira oficina, no momento final será entregue um questionário para caracterização da sala, e ver os interesses dos alunos. As respostas serão depois plotadas (ANEXO I).

7. Registros (ANEXO II): Os registros serão feitos através do relato das falas dos alunos durante o circulo de cultura; para que no decorrer do circulo se perceba a visão dos alunos, e se esta foi ou não modificada através desta metodologia; Poderá ser realizado também (por meio da atividade final do circulo onde os alunos serão instigados a pensar sobre que conhecimentos eles acreditam que possa mudar daqui a 50 anos, ou novas descobertas cientificas que possam ocorrer, esta atividade será realizada em forma de produção de texto e imagens.

8. Referências bibliográficas:

MARTINS, Lilian A. P., 1998. A história da ciência e o ensino da biologia. Jornal Semestral do gepCE. N5 – ISSN 1414 5111, UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário