Oficina n° 1 – Historiando a Biologia e a Construção do Conhecimento Científico
Colégio Estadual Maria Rosalia Castaldi – Grupo 3°TA (terça-feira)
1. Sub-Tema: História da biologia
2. Modalidade de Ensino: Oficina em forma de circulo de cultura, utilizando-se de elementos mediadores para iniciar e dar base para o diálogo que trará elementos sobre a construção do conhecimento e da ciência desde o inicio da história humana até os dias atuais, e a atual conjuntura da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, com o questionamento “Ciência pra Que? Ciência pra Quem?”.
3. Dados da aula: Mostrar através de episódios históricos o processo gradativo e lento da construção do conhecimento, permitindo que se tenha uma visão mais real e concreta da natureza da ciência, seus métodos e suas limitações. Isso possibilitará a formação de um espírito crítico fazendo que o conhecimento científico seja desmistificado sem ser destituído do seu valor (Martins, 1998).
Quanto grupo pretende-se mostrar a construção do conhecimento que sobre influências históricas e culturais, e o entendimento do homem, animais e plantas como sendo partes do universo de preocupações das sociedades.
4. Duração das atividades: Duas aulas/aprox. 80 min.
5. Conhecimentos prévios dos alunos: Conhecimentos básicos, pois alguns termos biológicos simples serão utilizados (saber o que é zoologia, botânica etc.). Também fará parte da atividade conceitos de Biogênese, os alunos terão de usar lógica e conceitos de organismo e vida.
6. Estratégias e recursos da(s) aula(s):
a) A metodologia principal é a proposta pela educação dialógica na qual não se deve excluir a experiência do educando, pois este tem uma colaboração valorosa para o espaço educacional e realmente participativo. A participação do aluno é fundamental para mostrar que suas idéias são semelhantes a alguma(s) das etapas pelas quais passou a construção de algum conceito ou teoria cientifica.
b) A introdução do diálogo será feita e por meio de uma dinâmica mostraremos que para entender as teorias ciêntificas atuais é importante entender o processo pela qual ela passou para chegar na atual (ex. modelo atômico Bohr x Rutherford) e que com o tempo este modelo pode se alterar.
“História do índio”: O homem foi na floresta e fez amizade com um índio, ele morava em uma grande cidade e decidiu levar o índio para conhecer a sua vida. Quando o índio chegou ele falou que queria tomar banho, e então o homem o direcionou até o banheiro e lhe mostrou o chuveiro. Quando o índio viu a água caindo pela “caixa” ele ficou assutado – Ué! Como que o homem branco colocou o rio ai dentro?! A única referência de água que o índio tinha era o rio, ele não conhecia outro meio de tomar banho. De repente a água da “caixa” começou a esquentar. O índio sem saber – Não acredito! O homem branco colocou o sol dentro da caixa! O homem então foi explicar para o índio o que era aquilo, sobre o processo de encamento de água, tratamento, tirou e abriu o chuveiro para que ele entendesse. O mesmo é com a ciência que muitas vezes temos que entender todo o processo para que assim, a entendamos verdadeiramente.
c) Um vídeo construído pelos professores do PIBID com datas e fatores importantes (em forma de imagens) no decorrer da história da construção da ciência atual. Esse vídeo tem com objetivo mostrar os períodos históricos e suas respectivas ciências e como o pensamento dominante de cada época influencia e influenciou a ciência. Será feito um diálogo após o filme. Inclusive falando sobre a metodologia da ciência na qual para afirmar algo tem que ser provado, e que como visto no filme as idéias e teorias modificaram-se muito até o atual período histórico.
d) Será aplicada uma dinâmica, onde os alunos através de conceitos científicos já conhecidos por eles e de lógica terão de “comprovar” que duas afirmações são equivocadas. A Primeira Afirmação diz respeito à teoria da “Abiogênese” (Ex. mosca nascendo da carne; caruncho nasce do arroz; pedras podem eventualmente virar peixe; quartos escuros com sujeira e grãos podem gerar ratos) e a segunda afirmação, usando lógica e conceitos biológicos os alunos deveram desmentir o mediador que irá afirma que ‘um carro possui vida’.
e) Para finalizar, após a discussão dos conceitos criados pelo alunos terá um momento de reflexão sobre a própria criação da ciência, o tema “Ciência para que? Ciência para quem?” com o objetivo de despertar critica sobre o modo de se fazer ciência, e quem é o publico alvo das novas ciências e tecnologias.
f) Como esta é a primeira oficina, no momento final será entregue um questionário para caracterização da sala, e ver os interesses dos alunos. As respostas serão depois plotadas (ANEXO I).
7. Registros (ANEXO II): Os registros serão feitos através do relato das falas dos alunos durante o circulo de cultura; para que no decorrer do circulo se perceba a visão dos alunos, e se esta foi ou não modificada através desta metodologia; Poderá ser realizado também (por meio da atividade final do circulo onde os alunos serão instigados a pensar sobre que conhecimentos eles acreditam que possa mudar daqui a 50 anos, ou novas descobertas cientificas que possam ocorrer, esta atividade será realizada em forma de produção de texto e imagens.
8. Referências bibliográficas:
MARTINS, Lilian A. P., 1998. A história da ciência e o ensino da biologia. Jornal Semestral do gepCE. N5 – ISSN 1414 5111, UNICAMP
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