" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

Grupos de Trabalho

Aqui ficará disponível os grupos de trabalho que estão atuando nas escolas estaduais e os temas trabalhados por eles.

Cronograma e Atividades 2014


Citologia e Genética

  1. Juliana
  2. William*
  3.  Guilherme*
  4. Caroline*
  5. Hellen*
  6. Leandro*
  7. Caique*

Vegetais: Classificação,fisiologia (excicatas),horta horizontal e vertical

  1.  Jéssica Nayara (IEEL)
  2. Felipe Junqueira (IEEL)
  3. Geovane (IEEL)
  4. Hellen ( IELL)

Zoologia 

  1. Ana Moraes ( OFICINA -VICENTE RIJO / ATTILIO CODATO)
  2. Karin ( OFICINA - VICENTE RIJO / ATTILIO CODATO)
  3. Caique 
  4.  Barbara 

Ecologia :Terrário, aquários, compostagem  

  1. Lara (IEEL) 
  2. Rafael (IEEL)
  3. Paula (IEEL)
  4. Joao Daniel (A)
  5. Leandro
  6. Pedro (A)
  7. Vinicius (A)


PROJETOS 2013

CE Vicente Rijo

A) Projeto "Ecossistemas Aquáticos"
Este projeto engloba a manutenção e montagem de aquários de água doce como recurso didático onde poderão ser embasados inúmeros temas relacionados com os conteúdos estruturantes da biologia. Serão trabalhados em contraturno assuntos relacionados á ecologia e diversidade de vertebrados e invertebrados aquáticos, processos de ciclagem de nutrientes, fotossíntese, fermentação, botânica (classificação e ecologia de plantas aquáticas), e demais assuntos relacionados com o tema. Ás quartas-feiras das 14:00h às 16:30h. Se você é aluno no Vicente Rijo e deseja participar também entre em contato com a professor Geni Zafalon (biologia).

Pibidianos:
João Daniel Ferraz
Leandro Rossini Dias
Vinicius Popolin


B) Projeto "Fundamentos da Zoologia"
Os temas serão abordados em mini-aulas que ocorrerão entre os dias 16 de setembro e 18 de novembro deste ano. Serão tratados cinco assuntos principais: Origem da vida; Introdução ao ensino de zoologia; Noções de evolução biológica - desvendando o surgimento das diferentes formas de vida; Zoologia dos invertebrados e Zoologia dos vertebrados.

Pibidianos:
Karin Cristina R. de Almeida
Guilherme Fonseca Reis
Vinicius Vendramini

C) Projeto "A biologia está presente na culinária?"
O ser humano obtém sua fonte de energia por meio da alimentação e tal prática se encontra no nosso cotidiano, mas lamentavelmente não percebemos a riqueza de conhecimentos, em especial o científico, presente neste ato tão regular. A proposta da oficina é trazer a percepção da biologia, seja em organismos vegetais, animais e até microrganismos, que estão presentes no nosso cotidiano. O objetivo é que o estudante relacione práticas do cotidiano, como preparar o seu alimento, com conhecimentos biológicos. Para isso, o aluno irá, com nosso auxilio, preparar receitas, haverá degustação, montagem de instrumentos para melhor entendimento do assunto proposto, alem de discussões visando, contudo, auxiliar na construção de um conhecimento mais significativo.

Pibidianos:
Juliana Sobral
Renan Miranda
Thalita Surian


CE Maria Rosário Castaldi

A) Projeto "Ecossistemas Paranaenses"
O Paraná apresenta uma ampla variedade de ambientes naturais, isso devido a variação de elementos que compõem as diferentes paisagens como a geologia, solos, clima, vegetação, precipitação, incidência de ventos entre outros. A interação entre o meio físico a fauna e a flora é um processo continuo de evolução e de equilíbrio dinâmico. Nesta atividade que será realizada semanalmente estaremos abordando os diversos ecossistemas e falando sobre suas peculiaridades, abordando temas da zoologia, botânica, evolução e conservação do meio ambiente de forma que estes conhecimentos sejam utilizados para a compreensão da natureza que nos cerca. Para que os alunos vivenciem um pouco da dinâmica dos ecossistemas serão levados para o Parque Estadual Mata dos Godoy, onde serão explorados assuntos abordados nas oficinas semanais. O projeto será realizado ás terças-feiras no período da tarde com alunos do ensino médio que se inscreverem na atividade. 

Pibidianos:
Edith Ester Zago de Mello
Paola Sussai Cezare
Tiago Reale
Wellison Mistieri Toledo

B) Projeto - Realizado ás sextas-feiras

Pibidianos:
Andressa Martins
Géssica Dutra Gonçalves
Débora Menezes

IEEL - Instituto de Educação Estadual de Londrina

A) Projeto - Realizado ás terças-feiras

Pibidianos:
Helena Tiemi Suzukawa
Felipe Junqueira de Assis
Rafael Terra
Jéssica Nayara

B) Projeto - Realizado ás sextas-feiras no período da manhã

Pibidianos:
Rafael Barros
Caroline Gaiger
Rodrigo Dambrózio