" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Apresentação de trabalhos - I Simpósio de Ensino e Aprendizagem

Neste sábado dia 08 de Julho ocorreu o I Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), alguns pibidianos apresentaram seus trabalhos. Abaixo estão alguns títulos e seus autores.

Em formato de painel foram apresentados os seguintes trabalhos:

EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS IDÉIAS MÍTICAS DESAFIAM A EDUCAÇÃO SEXUAL
Felipe Junqueira de Assis, Rafael Gustavo Terra, Helena Tiemi Suzukawa e Vera Lúcia Bahl de Oliveira



HIDRELÉTRICAS E SEUS IMPACTOS: AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E EJA DE LONDRINA A RESPEITO DE SUA NECESSIDADE E SUSTENTABILIDADE
Edith Ester Zago de Mello, Paola Sussai Cezare e Tiago Reale

O Brasil hoje passa por uma fase de desenvolvimento industrial e tecnológico desenfreado, e dentro do modelo de desenvolvimento proposto comunidades inteiras não são ouvidas, nem mesmo pesquisadores com melhores propostas. A mudança desse paradigma de desenvolvimento é visto por muitos membros da sociedade e movimentos sociais como essencial para a existência de um equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento da sociedade. As construções de hidrelétricas nos rios brasileiros retratam bem esse quadro, com a justificativa de trazer desenvolvimento ao país, são impostas, causando danos ambientais e sociais. A questão energética brasileira passa muitas vezes despercebida já que a mídia não retrata os impactos sociais e ambientais causados por alguns projetos duvidosos, nem expõem soluções para a atual situação. Dentro deste contexto criamos uma oficina em formato de “circulo de cultura”, a qual foi aplicada em três escolas de Londrina, que teve como objetivo discutir e analisar a visão de alunos de ensino médio e EJA sobre o tema explicitado. Notamos o desconhecimento, por parte da maioria dos alunos, das fontes energéticas e suas consequências, alguns estavam por dentro do tema e fizeram colocações relevantes para o espaço.

CONTRACEPÇÃO OU GRAVIDEZ PRECOCE? 
João Daniel Ferraz, Guilherme Reis, Leandro Rossini, Vinicius Popolin 

Aliando a proposta do programa de iniciação a docência (PIBID) com assuntos propostos na grade de alunos, tendo um enfoque maior para alunos do ensino médio, os pibidianos tiveram que aliar conteúdos estruturais e teóricos com o cotidiano e o vivenciado pelos alunos, No tema reprodução humana, foi iniciado a temática abordando a esfera da sexualidade na adolescência e todas as dúvidas e polêmicas que pairam ao redor do assunto. Foi realizado então uma oficina descrevendo os métodos contraceptivos, desde os mais antigos e menos eficazes até os mais atuais e com maior recomendação para quem já tem uma vida sexual ativa mas não deseja uma gravidez precoce, além de abordarmos biologicamente aspectos da fisiologia e anatomia humana para que todos pudessem entender seu próprio corpo corpo,e por fim ainda falamos sobre o perigo das doenças sexualmente transmissíveis, seus sintomas e sua forma de propagação. 

Em forma de Comunicação Oral:

INVESTIGAÇÃO SOBRE A BIOLOGIA EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO/MAGISTÉRIO
Thalita Surian, Juliana Sobral de Barros e Vera Lúcia Bahl de Oliveira 

Este trabalho é referente a um estudo de caso sobre a concepção da biologia por alunos do ensino médio, realizado por duas estagiárias do Pibid Biologia da UEL, em uma escola estadual da cidade de Londrina. O objetivo dessa investigação foi verificar o que os alunos pensam sobre a biologia em suas diversas manifestações, tanto em sala de aula como no cotidiano. Por meio de textos e ilustrações feitos em sala de aula a pedido das professoras, sem que houvesse necessidade de identificação, de forma que a expressão pudesse ser livre e anônima. Foram escolhidos como objeto de análise o desenho livre e a linguagem verbal, o desenho por ser considerado uma atividade expressiva e comunicativa repleta de significados, o texto foi usado para complementar por ser uma maneira mais clara de expor os pensamentos que provavelmente não seriam ditos se perguntados pessoalmente. Com isso pode-se avaliar os conceitos descritos e/ou desenhados por eles. Os resultados obtidos foram muito interessantes, incluem conceitos bem elaborados sobre a biologia relacionando a ciência ao cotidiano e outros baseados em conceitos internalizados e repetidos, portanto os trabalhos apresentaram significados variados e únicos de expressão emocional e conceitual, pois buscaram memórias particulares e de aulas anteriores.

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