" O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desde 2010 o PIBID Biologia, da Universidade Estadual de Londrina, oferece a oportunidade aos acadêmicos de Biologia, para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. "

terça-feira, 3 de maio de 2011

Circulo de Cultura "Liberdade x Dominação de Consciências"

Na ultima sexta-feira integrantes do recém-finalizado projeto de extensão "AmaTerra" do programa Universidade sem Fronteiras da SETI, apresentaram a metodologia dos círculos de cultura, desenvolvido pelo educador e pensador Paulo Freire, como proposta de metodologia para trabalharmos nas escolas participantes do PIBID. A metodologia e a dinâmica foi apresentada de forma prática com a realização de um circulo de cultura onde elementos mediadores como filmes poemas etc. foram também utilizados, elementos mediadores que  que pretendemos inserir em nossas práticas nas escolas, elementos estes que podem ser utilizados para o ínicio de um diálogo onde discutiremos assuntos atuais relacionados coma biologia, e relacionando estes com a sociedade, e com a realidade.

O círculo de cultura que foi realizado nesta sexta tinha como tema central a liberdade x dominação de consciências e tinha como proposta a desmitificação da visão de liberdade e autonomia do cidadão construido pela ideologia dominate como justificativa da ordem social imposta. Foi problematizado o estado de direito ilusório e a democracia desfigurada como forma de manutenção das relações de opressão, assim como foi revelado as estratégias de manipulação de massa, invasão cultural, e alienação como bases da dominação de consciências.

A metodologia do circulo de cultura e alguns artigos discutindo esta metodologia podem ser consultados e 'baixados' na página de "Downloads".

Em lugar de escola, que nos parece um conceito, entre nós, demasiado carregado de passividade, em face de nossa própria formação (mesmo quando se lhe dá o atributo de ativa), contradizendo a dinâmica fase de transição, lançamos o Círculo de Cultura. Em lugar do professor, com tradições fortemente “doadoras”, o Coordenador de Debates. Em lugar de aula discursiva, o diálogo. Em lugar de aluno, com tradições passivas, o participante de grupo. Em lugar dos “pontos” e de programas alienados, programação compacta, “reduzida” e “codificada” em unidades de aprendizado (Freire, 1983).

Foto da Atividade "Circulo de Cultura"

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