O círculo de cultura que foi realizado nesta sexta tinha como tema central a liberdade x dominação de consciências e tinha como proposta a desmitificação da visão de liberdade e autonomia do cidadão construido pela ideologia dominate como justificativa da ordem social imposta. Foi problematizado o estado de direito ilusório e a democracia desfigurada como forma de manutenção das relações de opressão, assim como foi revelado as estratégias de manipulação de massa, invasão cultural, e alienação como bases da dominação de consciências.
A metodologia do circulo de cultura e alguns artigos discutindo esta metodologia podem ser consultados e 'baixados' na página de "Downloads".
Em lugar de escola, que nos parece um conceito, entre nós, demasiado carregado de passividade, em face de nossa própria formação (mesmo quando se lhe dá o atributo de ativa), contradizendo a dinâmica fase de transição, lançamos o Círculo de Cultura. Em lugar do professor, com tradições fortemente “doadoras”, o Coordenador de Debates. Em lugar de aula discursiva, o diálogo. Em lugar de aluno, com tradições passivas, o participante de grupo. Em lugar dos “pontos” e de programas alienados, programação compacta, “reduzida” e “codificada” em unidades de aprendizado (Freire, 1983).
Foto da Atividade "Circulo de Cultura"
Nenhum comentário:
Postar um comentário